História do Brigadeiro
O brigadeiro é um doce feito com leite condensado, chocolate e manteiga, podendo ser preparado no fogão ou microondas.
Não haveria brigadeiro sem o leite condensado.
O leite condensado chegou ao Brasil por volta de 1890 e logo conquistou preferências (herança portuguesa já que amam 'doces bem doces). Na época, a mulher brasileira para não ter que ler em inglês logo transformou a moça suiça da lata em "mocinha" ou "lata da mocinha". Quando se começou a fabricar o leite do Sr. Henri Nestlé no Brasil, logo tratou de identifica-lo como "leite moça", nome preservado até hoje.
O 'Brigadeiro' é um doce totalmente brasileiro porém, a origem exata ainda é desconhecida.
Diz a história que inicialmente foi chamado de "negrinho", nome usado por nós, gaúchos, até hoje. Mas foi nas eleições 1945 que o doce virou brigadeiro, quando o Brigadeiro da Aeronáutica Eduardo Gomes disputou a presidência da República com Eurico Gaspar Dutra. O Brigadeiro Eduardo Gomes, conquistou o coração de um grupo de mulheres do bairro paulistano do Pacaembu, que organizavam festas para ajudar sua campanha. Elas preparavam negrinhos em casa e os vendiam na rua com o nome de brigadeiro, o dinheiro era destinado a campanha. Apesar disso e do slogan “Vote no brigadeiro. É bonito e é solteiro”, quem ganhou a eleição foi o general Dutra. Foi candidato novamente a presidência em 1950, perdendo para Getúlio Vargas.
Brigadeiro Gourmet - O que é?
A diferença de um brigadeiro comum de um brigadeiro comum é basicamente a matéria prima utilizada. O Brigadeiro Gourmet pede ingredientes de primeira qualidade, muitos importados. Os confeitos são impresindíveis nessa versão: splits, blossom, crispearls, vermicelli. Além disso, novos sabores foram criados e as combinações são infinitas, trazendo assim outras sensações de paladar. O modo de preparo é o mesmo porém a versão gourmet tem sabor e apresentação incomparável, sempre com embalagens que agregam mais beleza ao produto.
Fontes:
Wikipedia.
Revista Lingua (O doce enigma do Brigadeiro) - Abril 2012.
leitecondensado.com (O doce brasileiro e o leite condensado) - Maio 2008.
leitecondensado.com (A História do brigadeiro) - Janeiro 2008.


Henri Nestlé
